Para entender os três passos necessários para receber o Espírito Santo, vamos meditar no que Pedro disse aos primeiros convertidos após a vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecostes: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:37-38).

Vale destacar a importância da pergunta “que faremos?” quando uma pessoa aceita a mensagem de Jesus. Esta pergunta mostra a intensidade daquela entrega e abre as portas para o próximo estágio, que é o arrependimento.

1. O arrependimento é um sentimento profundo de tristeza em relação às coisas ruins que foram feitas. Envolve o seguinte processo:

a) O pecador precisa reconhecer o seu pecado. Esse é o primeiro – e mais importante – passo para um arrependimento sincero. Ninguém pode se arrepender de algo que não reconhece.

b) O pecador precisa odiar o pecado. Se uma pessoa não odeia o pecado irá, sem dúvida, pecar novamente, e com o tempo se acostumará com aquilo.

c) O pecador precisa abandonar o pecado. Se uma pessoa não virar as costas imediatamente para o pecado, nunca será capaz de largá-lo. Por exemplo, quando uma pessoa aceita convites para passar tempo com pessoas que não compartilham da mesma fé, acabará cedendo às tentativas de persuadi-la a fazer o que é errado.

d) O pecador precisa esquecer completamente do seu passado, tratando-o como se nunca tivesse existido.

2. O passo seguinte ao arrependimento é o batismo nas águas, que é um ponto de virada para aqueles que realmente querem começar uma vida nova com o Senhor Jesus.

Após Sua ressurreição, o Senhor Jesus ensinou aos discípulos sobre a importância desta prática dando-lhes uma ordem clara: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16)

O significado do batismo nas águas: do mesmo modo que uma cerimônia de sepultamento marca a quebra do último laço entre o homem e sua vida, o batismo nas águas é uma declaração pública de que aquele que crê está cortando todos os laços com sua vida natural. Nosso eu interior é morto e o pecado deixa de ter domínio sobre nós.

3. O último estágio é o Batismo com o Espírito Santo, que é um termo usado para descrever a plenitude de Deus habitando em uma pessoa. Porém, para que isso aconteça há certos passos que precisam ser seguidos.

• Ninguém despeja água limpa em um copo sujo. Do mesmo modo, uma pessoa não pode receber o Espírito Santo se houver outros espíritos habitando em seu corpo, como o espírito da inveja, discórdia, raiva, ganância, fofoca, etc.

• Ninguém recebe o Espírito Santo enquanto guardar mágoas contra outra pessoa. O maior perdão de Deus pode ser usufruído apenas após a pessoa perdoar sinceramente aqueles que a magoaram. Somente então é que o Espírito Santo encontrará morada em seu coração.

  • Nenhum mentiroso pode receber o Espírito da Verdade. Nosso sim deve ser “sim” e nosso não deve ser “não.” Temos que falar a verdade, pois é nossa sinceridade que nos mantém limpos.
  • Ninguém pode receber o Espírito Santo enquanto ainda estiver preso(a) às coisas mundanas.
  • Quando você busca o batismo com o Espírito Santo, não pode permitir que nada lhe acuse diante de Deus. Se algo te acusa, você deve imediatamente confessar aquilo ao Senhor Jesus e pedir Seu perdão.
  • Você não deve pensar sobre sua família, suas contas, você mesmo(a) ou qualquer outra coisa enquanto estiver buscando o Espírito Santo. Ao invés de fazer uma oração silenciosa apenas em sua mente, deve adorar o Senhor Jesus com a sua boca, dizendo que O ama, que Ele é o que há de mais importante na sua vida e que você está pronto(a) para fazer a Sua santa vontade. Não interrompa a sua adoração para pedir outras coisas, como cura ou libertação. Se force a continuar louvando-O e lembre-se: faça isso de modo audível.
  • Se você sente que algo está tentando lhe distrair, saiba que está prestes a receber o batismo com o Espírito Santo. Obviamente, o diabo irá tentar fazer tudo o que puder para desviar a sua atenção e fazê-lo perder esta grande bênção, mas continue louvando-O de todo o coração, sabendo que Jesus recebe a sua adoração como um doce perfume. Na verdade, Deus se alimenta do nosso louvor.
  • Se você de repente sentir uma alegria que vai aumentando gradualmente até o seu corpo todo ser dominado por um sentimento incompreensível de gozo, neste momento você será batizado(a) e selado(a) com o Espírito Santo! Você começará a falar em uma língua completamente diferente e, apesar de não poder entendê-la, não vai querer parar.

Não tenha medo. O próprio Senhor Jesus disse que se um filho pede ao seu pai pão, não receberá uma pedra (Lucas 11.9-13). Da mesma maneira, se nós, que somos filhos de Deus, Lhe pedirmos o Espírito Santo, Ele não permitirá que um espírito diferente entre em nós.

Quando uma pessoa é batizada com o Espírito Santo, imediatamente recebe uma força de Deus que lhe tornará apta a lutar e vencer qualquer batalha. O Espírito Santo nos ajuda a fechar qualquer brecha que o diabo possa ter usado para entrar e nos atacar. Como resultado, nos tornamos totalmente capazes de realizar a Sua vontade.